sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novos mercados: Sérvia, México, Holanda...

Cada vez mais, os principais clubes portugueses investem em novos mercados, diminuindo as incursões quer no brasileiro, quer no argentino, ambos bastante inflacionados. E este será um caminho a seguir pelos demais emblemas da nossa Liga, sendo imperativo alargar os horizontes e procurar melhores negócios noutros locais que não os dois habituais países da América do Sul de onde, todos os verões, chegam remessas de futebolistas ao nosso país com o sonho de brilhar no futebol europeu.


Após o sucesso relativo às contratações do sérvio Matic e do colombiano Jackson Martínez, que atuava nos mexicanos de Jaguares de Chiapas, Benfica e FC Porto parecem ter mudado de rumo radicalmente no que a contratações diz respeito. Apesar da mais que provável aquisição do internacional alviceleste Lisandro López por parte dos encarnados, não se espera que sejam gastos muitos milhões nas referidas nações cliché para os dirigentes portugueses por parte de Luís Filipe Vieira e de Pinto da Costa.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O que esperar deste Brasil?

Em 2014, o Brasil será o anfitrião do Mundial. Aparte de todas as manifestações relacionadas com os gastos em infraestruturas para o referido evento, a seleção brasileira encontra-se sob imensa pressão, sendo pedido a Scolari que vença, mais uma vez, a competição máxima do futebol mundial. O actual técnico da canarinha sabe o que é treinar a equipa anfitriã de uma competição desta magnitude, mas será que, desta feita, terá mais sucesso do que em 2004?


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Craques de Amanhã: Bernard

Bernard, natural de Belo Horizonte, chegou em 2008 ao maior clube da sua terra natal, o Atlético Mineiro, e aí ficou até hoje, espalhando classe pelos relvados brasileiros...


Todavia, o prodígio canarinho parece estar prestes a "dar o salto". Propostas chorudas (a rondar os 25M€) chegam a Minas Gerais vindas de todos cantos da Europa. Fala-se no interesse de clubes como o FC Porto, o Shakhtar Donetsk, o AC Milan e o Tottenham. A verdade é que, apesar dos seus 162 cm, o talento do jovem criativo é visível à distância. Bernard tem tudo o que um desequilibrador deve ter: é rápido, é ágil, tem técnica para "dar e vender", é imprevisível e tem boa visão de jogo. Apenas tem de trabalhar no aspeto físico (demasiado franzino para o futebol europeu) e na finalização. E que melhor cenário que o Dragão para o fazer?

terça-feira, 25 de junho de 2013

Benfica 2013/2014: Mais ambição, mais vitórias?

De acordo com as palavras proferidas ultimamente pelos dirigentes e atletas encarnados, os objetivos para a próxima época atingirão valores ainda mais elevados. Jorge Jesus tem cada vez menos margem de manobra e, após 3 anos em que não venceu qualquer título, é praticamente obrigatório que vença o campeonato. Além do mais, o facto de que a final da Liga dos Campeões será disputada na Luz acalenta esperanças num feito histórico dos comandados do técnico amadorense.


A verdade é que há muito trabalho pela frente, sendo que a pressão sobre o plantel será maior que nunca, após os fracassos do passado recente. O investimento em novos jogadores tem sido muito elevado, o que apenas parece facilitar o trabalho de JJ. Todavia, o importante será não cometer os erros das temporadas transactas. Para que a época que se avizinha seja de bom augúrio, é imperativo que haja uma maior rotação do plantel, manter sempre a concentração, não festejar quando tudo parecer ganho e não "tremer" em jogos decisivos, principalmente frente ao FC Porto. É necessário também abastecer a defesa (ponto fraco dos benfiquistas nos últimos tempos) com jogadores com a mesma qualidade que os seus companheiros do ataque e que o clube se desfaça de alguns excedentários (como Felipe Menezes ou Júlio César) que teimam em, ano após ano, permanecer no emblema da capital.

domingo, 23 de junho de 2013

Ressuscitar o leão

É do conhecimento público que um clima de crise financeira e desportiva paira sobre Alvalade. O futebol português necessita urgentemente que o emblema lisboeta retorne às luzes da ribalta. O grau de incerteza quanto ao vencedor do nosso campeonato vai diminuindo de época para época e o número de candidatos ao título restringe-se atualmente a apenas dois clubes. Nesse sentido, apresento, de seguida, algumas medidas que poderiam ser tomadas pelos dirigentes verde e brancos.