sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Craques de Amanhã: Mitrovic

Apesar do constante fracasso a nível da seleção nacional da Sérvia (viram as hipóteses de chegar ao Mundial de 2014 hipotecadas, após o empate ante a rival Croácia em jogo de apuramento para o certame, a realizar no Brasil), aquele país dos Balcãs tem, nos últimos anos, lançado um punhado de jovens com grande potencial. Matic, Djuricic e Markovic (todos do Benfica), Nastasic (ao serviço do Manchester City), Ljajic (contratado pela Roma neste mercado de transferências) e Subotic (vinculado ao Borussia Dortmund) são alguns dos casos mais exemplificativos desta nova fornada. Todavia, enquanto estes craques se vão consagrando na alta-roda do futebol europeu, outro vai surgindo, quase incólume e indetetável, na Bélgica: Aleksandar Mitrovic.


Mitrovic nasceu em Smederevo, ainda na antiga Jugoslávia (naquela altura apenas composta pelo que hoje é a Sérvia e o Montenegro). O seu clube de formação foi, à imagem de muitos dos nomes anteriormente mencionados, o Partizan, um autêntico viveiro de talentos em ebulição, apesar de, antes de se assumir como peça chave no emblema de Belgrado, ter debutado, por empréstimo, no Teleoptik, espécie de clube satélite dos "grobari". Em 2012, faz parte do plantel do campeão sérvio e, contra todas as expetativas, torna-se titular no onze delimitado por Avram Grant, respondendo com muitos golos tendo em conta ser um estreante naquelas andanças. No total, foram 13, entre eliminatórias da Champions, Liga Europa e liga nacional, divididos por 34 jogos. Com tais registo, aliados a um potencial tremendo, derivado da sua juventude, foi com naturalidade que várias hostes tentaram resgatá-lo neste Estio, acabando por ser o Anderlecht (os belgas destacam-se na criação de goleadores, como Lukaku, hoje no Chelsea) a vencer o "leilão". Simultaneamente, Aleksandar, num curto espaço temporal, conseguiu estrear-se  e tornar-se titular nas "águias brancas".

Com uma compleição física assinalável (189 cm e 82 kg), auguro um grande futuro ao atacante dos "paars-wit", já que é muito completo (independentemente da anatomia, é de certo modo rápido, principalmente a executar), sendo ambidestro e conseguindo, sem grandes dificuldades, focar em si as atenções da defensiva contrária, jogando ainda muito bem sem bola. No fundo, é um goleador da "cabeça aos pés", daqueles jogadores que, num ápice, alteram as incidências da partida, por muito complicada que esteja. Numa única palavra: craque!

1 comentário:

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.