quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O estranho caso Iker Casillas

Iker Casillas é um nome incontornável na história do futebol espanhol e mundial. O capitão do Real Madrid e da "Roja" vê os seus títulos mundiais e europeus serem relegados para segundo plano, face ao seu fraco rendimento desportivo. José Mourinho iniciou a mudança nas então saturadas redes merengues. Carlo Ancelotti parece concordar com a decisão do treinador português. A novela pode estar perto do final.


Na semana em que se ficou a saber que Diego López continua a contar no Real Madrid, em que Casillas ironizou com o facto de não ter jogado e, mais recentemente, supõe-se que tenha recusado aquecer no jogo inaugural da "La Liga" no Santiago Barnabéu, os nossos vizinhos espanhóis dão conta do possível interesse do Barcelona no guardião espanhol. Tudo isto pode não passar de rumores de Verão, contudo, uma coisa é certa: "San Iker" já viveu dias melhores e depara-se com a sua desgastante banalização no plantel merengue.

O que significa Casillas? Iker significa muito mais do que um grande guarda-redes. Os adeptos do Real não conheceram outro titular assíduo durante 10 anos. O espanhol carrega o peso da "cantera merengue", de uma escola de formação que, nos dias de hoje, vive esquecida, na sombra do seu grande rival, o Barça. Mais, Íker é o dono da braçadeira e de toda a mística do Real, agora diluída em tantos milhões desperdiçados em contratações. O Real dos tempos dourados da década de 2000 já lá vai, mas permaneceu Casillas. Para os adeptos espanhóis, o guardião fez parte do sucesso da nova "Roja" e foi nomeado capitão da mesma. O experiente guarda-redes representa serenidade e o"adormecido" Real precisa, mais do que nunca, de identidade.

O que ganhou Casillas? Iker é sinónimo de sucesso, troféus e vitórias.
Pelo Real Madrid foi campeão na época 2000-2001;2002-2003;2006-2007; 2007-2008 e 2011-2012. Mas não só. A Copa do Rei de 2010-2011 e as Supertaças de 2001, 2003, 2008 e 2012, fazem parte do seu currículo. Contudo, as Ligas dos Campeões de 1999-2000 e 2001-2002 assumem protagonismo numa carreira cheia de êxitos. Em 2002, para além da Liga dos Campeões, o ainda jovem Íker conquistou a Supertaça Europeia e a Supertaça Intercontinental. Tudo isto na sua casa de sempre.
Pela Selecção de Espanha conquistou o campeonato europeu de sub-15 e sub-17, o Mundial de sub-20, bem como o Campeonato Europeu por duas vezes, em 2008 e 2012. Pelo meio, em 2010, conquistou o Campeonato do Mundo. O topo do mundo, uma carreira completa.
A nível individual foi eleito melhor guarda-redes do mundo em 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, acrescentando-se o Troféu Zamora de 2007-2008, onde o Madrid fez uma época fantástica, sofrendo apenas 32 golos em 36 jogos, na Liga Espanhola.

O porquê de ser "San Iker" e idolatrado? Tendo sido suplente de Cañizares no Euro 2000, acabaria por, fortuitamente, ganhar a titularidade no Mundial de 2002 na Coreia e Japão, fruto da insólita lesão de Cañizares. Iker Casillas não vacilou e agarrou o lugar. No jogo dos oitavos de final, frente à Irlanda, salva a "Roja" da eliminação, defendendo dois penaltis que permitem a passagem aos quartos de final. Tal feito teve contornos milagrosos e a alcunha de "San Iker" caiu que nem uma luva.

Mas a vida não é só feita de glória.
O Real Madrid é um dos piores balneários do mundo do futebol. Conhecendo-se a forma de estar dos atletas e comunicação social espanhola (muito nacionalistas e pouco tolerantes com forasteiros), é natural que a relação com treinadores de grande ego e carisma (caso de Mourinho) faça estalar o verniz. Casillas foi sempre visto como o menino bonito da comunicação social mas um dos "bufos" do balneário. A sua influência parecia-lhe inesgotável, mas foi...desmedida.
Para além de tudo isto, o seu rendimento desportivo ressentiu-se. Casillas foi incapaz de ser consistente e de dar pontos. Erros atrás de erros e uma certeza: merecia o banco. Mourinho não perdoou. Carlo Ancelotti concorda.

O tempo passou, Mourinho saiu mas o "problema" Casillas mantém-se. Um jogador com salário e reputação tão elevados não pode ficar eternamente no banco. O capitão merengue já demonstrou o seu descontentamento, Arsenal e Barcelona querem fortalecer a baliza.
Caso troque o Real Madrid pelo clube rival, o Barça, como ficará a relação de Casillas com os únicos (adeptos) que ainda acreditam nele?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.