sábado, 10 de agosto de 2013

Haverá razões para preocupação na Luz?

Três derrotas, três empates e apenas 4 vitórias aliadas a uns anormais 15 golos sofridos estão neste momento a gerar apreensão junto dos adeptos encarnados.


A verdade é que o Benfica não tem praticado o futebol ao qual nos tem habituado. Defensivamente, a turma de Jorge Jesus tem estado desastrada e, no plano ofensivo, tem falhado o último passe e parece não existir um goleador na frente de ataque. Cardozo está a um passo da saída e com ele poderão ir também os golos. O que esperar esta época das "águias"? Conseguirão quebrar o domínio azul e branco na Liga ou 2013/14 será mais uma época sem sucesso na Luz?

Antes de mais, impera analisar o passado recente dos encarnados. Nas últimas três épocas, o Benfica falhou indubitavelmente. Consequentemente, este plantel acarreta consigo a responsabilidade de ser campeão. Caso não o consigam, esta poderá muito bem ser a última época de JJ ao leme das tropas benfiquistas.

Os jogadores contratados para o meio-campo parecem ter potencial para ser uma mais-valia (apesar de não haver alguém que tenha qualidade para substituir Matic, caso este saia). Para lá dos estranhos negócios envolvendo Jorge Mendes (Fariña, Roberto e Pizzi), chegaram à Luz Markovic, Djuricic, Sulejmani e o retornado Ruben Amorim. Todos eles com talento para singrar no clube da capital portuguesa.

No entanto, tudo parece estar a correr mal. Os problemas na construção do plantel residem, portanto, um pouco mais atrás no terreno de jogo. Artur Moraes não tem estado bem. Tem estado demasiado nervoso (algo anormal no guardião brasileiro, que até era conhecido pela sua frieza e calma) e já falhou demasiadas vezes. A chegada de um guarda-redes seria bem-vinda. Oblak poderia "dar jeito", porém, encontra-se em litígio com o Benfica, defendendo que é um jogador livre. Kevin Trapp, do Frankfurt, representaria uma boa aquisição.

As laterais defensivas são outro problema, senão o maior de todos eles. Na direita, Maxi Pereira volta a demonstrar demasiada agressividade e a fechar mal a ala. Sílvio parece ser um bom suplente (a sua versatilidade será muito importante para JJ), mas não aparenta a qualidade necessária para atuar de início na Luz. Neste momento, André Almeida é, na minha ótica, a melhor opção para a direita, porém, penso que a sua melhor posição é no meio e será um desperdício colocá-lo na ala. Na esquerda, Bruno Cortez não parece ter capacidade para dar conta do recado no plano defensivo, sendo medíocre em quase todos os aspetos quando não tem a bola. Mesmo ofensivamente, demora demasiado tempo a decidir e, quando pressionado, apresenta deficiências em termos de passe/receção. Por melhor que JJ seja a potenciar jogadores, penso ser praticamente impossível transformar o ex-São Paulo, com já 26 anos, num jogador capaz de honrar a camisola das águias. Sílvio é melhor na direita do que na esquerda e Luisinho nunca passará do nível médio/baixo que apresentou no ano passado. Sobra Melgarejo, a melhor opção de todas. Sem deslumbrar, é "certinho" e falha pouco. Todavia, não é suficiente para o Benfica. Será imperativo encontrar dois bons laterais, um para cada lado. Poderá já ser tarde para conseguir bons negócios, mas por que não tentar Martin Cáceres e Paolo De Ceglie?


No centro, Luisão, apesar da sua experiência, já não tem pernas para acompanhar certos avançados como Lewandowski, Cavani ou Jackson Martínez, que certamente enfrentará esta época. Poderá servir para a maior parte dos embates na Liga, porém, principalmente atendendo que atua ao lado de Garay (outro defesa que também não é famoso pela sua velocidade), a sua presença na Liga dos Campeões poderá vir a causar alguns dissabores aos encarnados. Lisandro López parece pronto para suceder o brasileiro. Qualidade o argentino tem, é esperar para ver...

Sem Cardozo, o Benfica tem tido dificuldades em concretizar as suas jogadas. Para mim, nem tem sido tanto a ausência do paraguaio a razão desta razia de golos marcados, mas sim a falta da existência de um 10 puro em vários momentos. Com o "mago" Djuricic em campo, Lima e Rodrigo até têm conseguido marcar, sem ele é que tem sido mais complicado. Sendo assim, aconselharia Jorge Jesus a jogar num 4-2-3-1 com o ex-Heerenveen no centro do meio-campo. Sem um 9 puro (Rodrigo pode ser trabalhado no sentido de se transformar num), será obrigatório jogar com um playmaker esclarecido.


Para concluir, de referir que, com esta defesa, será de esperar que a equipa da Luz atravesse alguns contratempos esta temporada. O principal rival, o FC Porto, pode não ter tantas (e tão boas) opções ofensivas, mas tem melhor defesa e isso poderá fazer toda a diferença. Parece que a direção encarnada se esqueceu que não se constrói uma casa sem alicerces...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.