quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Craques de amanhã: Halilovic

Internacional A, figura importante no clube mais titulado do seu país e acaba de movimentar cerca de 15 M€ numa transferência. Tais dados seriam usuais num futebolista a partir dos 21/22 anos (também há exceções à regra, evidentemente), mas, neste caso, trata-se de um jogador de 17 (completados à pouco mais de dois meses): Alen Halilovic.


Nascido em Dubrovnik, Croácia, em 1996, Alen completou toda a sua formação como futebolista no Dínamo Zagreb. Porém, o jovem "queimou" etapas, já que aos 16 anos, ao invés de seguir o curso natural e representar os sub-17, já estava a lutar "taco-a-taco" com os melhores na liga croata sagrando-se, nessa mesma época, campeão participando, ainda, na Liga dos Campeões (realizou 3 partidas). O saldo foi deveras positivo, uma vez que aos 20 jogos (10 a titular) somou 2 golos e excelentes exibições. Com estes registos, aliado a um potencial tremendo, foi com naturalidade que vários emblemas de nomeada o tentaram contratar. Primeiro, foi veiculado o interesse do Manchester City, mas haveria de ser o Tottenham a levar a melhor pelo concurso do talentoso médio, desembolsando 20 M€ (no negócio também estava incluído Tim Jedvaj), se bem que apenas rumará a Londres na próxima temporada, quando perfizer 18 anos.

Já comparado a Luka Modric, seu antecessor no Dinamo Zagreb e nos spurs, o camisa 19 atua preferencialmente como médio ofensivo (tal como o companheiro de seleção), apesar de também poder atuar mais descaído para a direita. Dono de um pé direito absolutamente fantástico, pese o seu aspeto franzino (algo que tem de melhorar, embora seja próprio da idade), Alen possui um vasto reportório de recursos técnicos, que lhe permite fintar com grande qualidade, destacando-se também no capítulo do passe (como bom organizador de jogo que é). Embora seja constantemente acareado a Modric, vejo neste centrocampista mais semelhanças com Robert Prosinecki, uma das principais figuras dos Balcãs na década de 90 (vencedor da Liga dos Campeões, debutou por Real Madrid e Barcelona), também um exímio "maestro". 

Com o futuro próximo selado (já tem o tal acordo com o conjunto de Villas-Boas), Halilovic tem tudo para singrar no futebol mundial e, atrevo-me a dizer, se não se "perder" com problemas extrafutebol, pode perfeitamente seguir as pisadas de "Prosikito", pois talento não falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.