terça-feira, 13 de agosto de 2013

Academia Sporting: onde tudo o que brilha é (mesmo) ouro!

É impressionante o viveiro de talentos que é a Academia Sporting.

O estereótipo de que o clube de Alvalade dedica-se exclusivamente aos extremos e que só estes têm selo de qualidade, tem-se vindo a esbater ao longo dos anos.

Tiago Ilori, Cédric Soares, Nuno Reis, Rúben Semedo, Tobias Figueiredo, Rui Patrício, André Martins, Zezinho, Adrien, André Santos e Wiliam Carvalho, não esquecendo Eric Dier e João Mário, são as mais recentes pérolas da formação.


Conseguirá o Sporting tornar-se num projecto de sucesso (financeiro e desportivo) e fazê-lo perdurar? Ou acabará por sucumbir ao seu débil estado financeiro e aos recentes fracassos desportivos, envolvendo-se numa verdadeira guerra de "diamantes de sangue"?

Não digo, com isto, que o Sporting não produz dos melhores extremos que Portugal e a Europa têm visto. Quero somente dizer que existe muito mais trabalho para além do jogador talentoso com a bola no pé, capaz de partir para cima do adversário e fazer todos os dribles estonteantes e imagináveis. O trabalho de formação tem evoluído e a necessidade tem feito aumentar o rigor na hora de selecção dos pequenos leões. O futebol é cada vez mais completo e exigente, pedindo-se maior responsabilidade.

Todos os jogadores mencionados apresentam algo em comum: vieram das camadas jovens do clube e foram trabalhados na Academia. Com eles, o clube exporta reconhecimento e aumenta valor à marca (e mundo) Sporting.

Esta aposta contrasta com a dura realidade dos nossos dias. O jovem jogador português passa por sérias dificuldades de afirmação a nível interno. Cada vez mais desamparado e longe de ter oportunidade de pisar grandes palcos, tem-se dedicado a procurar soluções no mercado externo, geralmente em países como Chipre ou Grécia, de menor expressão futebolística mas de fácil reconhecimento e progressão na carreira. Os problemas são muitos: a solidão, novas culturas, o anonimato e a distância face ao seu país, as pessoas que o avaliam e, consequentemente, a sua selecção. Mas, para a maioria dos casos, permanecer no território português é sinónimo de começar do zero, num clube de fraca expressão e de divisões inferiores. São poucos os clubes que, mesmo em tempo de crise, continuam a ver potencial num miúdo de 18 ou 19 anos.

É neste contexto que destaco o Sporting Clube de Portugal, um clube "diferente de todos os outros", segundo os seus adeptos. Talvez o seja, por isto mesmo. A facilidade em produzir um novo talento, como se de nada custasse investir e dedicar-se a um miúdo, seleccioná-lo entre milhares e torná-lo em tudo aquilo que idealizaram. Os leões fazem esta árdua tarefa parecer fácil.

Para enfatizar a dificuldade do procedimento, acrescenta-se o facto de não procurarem o futuro sozinhos (num mundo do futebol em que todos querem ter o novo "Messi" ou "Ronaldo"), enfrentando uma concorrência feroz.

Talvez seja a qualidade, estabilidade e elevada probabilidade de sucesso, aliada ao prestígio de clube formador de eleição (onde se destacam jogadores como Nani, Figo, Cristiano Ronaldo e Futre, entre outros), factores decisivos na hora da decisão.

A mais recente onda de pequenos diamantes tem esta importância e significado. Propaga-se no campo e preenche praticamente todas as posições, tornando a Academia Sporting cada vez mais útil, prestigiada e rentável (a um clube que necessita de dinheiro como de pão para a boca).

Portugal só tem a ganhar.


Mas, como em tudo na vida, a tarefa não se augura fácil. Os jovens leões são precocemente assediados por "tubarões" de todo o mundo, levando a que muitas vezes procurem, ainda que de forma precipitada e imatura, dar um salto na carreira, quer a nível económico-financeiro, quer a nível desportivo (como são os casos recentes de Bruma e Tiago Illori). Tais vicissitudes, tornam todo este projecto uma verdadeira guerra de "diamantes de sangue"!

Cabe agora ao Presidente leonino, Bruno de Carvalho, mostrar a todos os seus jovens leões que o futuro faz-se... caminhando e, principalmente, por um caminho bem oposto ao dos últimos anos.

1 comentário:

  1. Inquestionavel e provavelmente das melhores e mais prolíferas academias de criação de talentos. Agora no que diz respeito a aproveitamento desportivo e financeiro... http://catedraldapalavra.blogspot.com.es/2006/09/escola-da-traio.html

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.