quarta-feira, 10 de abril de 2013

Lendas e Glórias: Ronald Koeman

FC BarcelonaHá um brasileiro, de seu nome Rogério Ceni, com um incrível mas inusitado recorde: é o guarda-redes com mais golos apontados em toda a história do futebol. Ronald Koeman tem um semelhante. A diferença: jogava um bocadinho à frente no terreno de jogo, a defesa-central. De facto, o holandês marcou 193 golos ao longo de 533 jogos, marca que ultrapassou, inclusivamente, a de Passarella (ver aqui). Todavia, como não só de golos se fez a carreira deste holandês, vamos observar mais atentamente as suas conquistas e trajeto.

Koeman cumpriu os seus primeiros anos como sénior no Groningen, clube pelo qual se estreou em 1980/81.  Apesar de jovem, o seu talento não passava despercebido, muito menos aos olheiros do Ajax, conhecidos pela sua perspicácia na hora de contratar jogadores. Dito e feito já que, volvidas três épocas, o central rumaria a Amesterdão. Aí, conquistou o primeiro título, uma liga Holandesa. Mas, três anos depois de debutar pelos "Godenzonen", acabaria por rumar ao rival PSV. Em Eindhoven, as conquistas foram mais frequentes, destacando-se três ligas Holandesas e duas taças do "país das tulipas", para além da famosa Taça dos Campeões Europeus, conquistada ante o Benfica, após desempate por grandes penalidades. Quando chegou o Europeu, de 1988, "Tintin" já tinha uma grande reputação. Esta competição, apenas serviu para cimentar o seu nome. No Campeonato, comandada por génios como Gullitt, Rijkaard, van Basten ou Kruul e dirigida pelo mítico Rinus Michels, a Holanda foi a grande vencedora, sendo que Koeman fez parte do "dream team" da competição. Portanto, quando foi contratado pelo Barcelona, em 1989, o "canhão" estava no auge. Em Espanha, fez parte de outra "dream team", esta comandado por Cruijff, pela qual Ronald venceu mais quatro ligas Espanholas, uma Taça do Rei, três supertaças, mais uma Taça dos Campeões (com o golo decisivo a ser da sua autoria) e ainda uma Supertaça Europeia. Para terminar a sua carreira, "El Díos" rumou ao Feyenoord onde, surpreendentemente, não conquistou nenhum título.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.