quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Luta pela permanência!

Como é evidente, o grande interesse dos aficionados campeonato português, que está prestes a começar, baseia-se na crónica luta pelo título, entre Sporting, Benfica, FC Porto e Sporting de Braga. Todavia, também existe interesse em saber quais as equipas que podem salvar-se da ingrata despromoção ao escalão secundário. Antes do encetar da Liga, equipas como Beira-Mar, Moreirense, Estoril, Paços de Ferreira ou Vitória de Setúbal afiguram-se como maiores candidatos à descida, apesar de emblemas como Olhanense e Gil Vicente também serem possíveis surpresas pela negativa.

Beira-Mar: Os aveirenses conseguiram a permanência no escalão máximo do futebol português sem grandes sobressaltos, se compararmos com outros clubes. Apesar de tudo, os comandados por Ulisses Morais têm um objetivo bem assente: manter-se na Liga. A tarefa não será fácil para uma estrutura que "arrancou" um 12º lugar na edição passada da Liga. Um dos grandes problemas para os aurinegros prende-se com as demasiadas saídas de jogadores nucleares. Yohan Tavares, Nuno Coelho, Artur, André Marques ou Edson Sitta não estarão presentes neste início de temporada, ao passo que ainda há muita incerteza no plantel, no que concerne a entradas e saídas.

Moreirense: Jorge Casquilha conseguiu ascender os seus pupilos à primeira liga, após largos anos nos escalões secundários. Os de Moreira de Cónegos são reconhecidos pela solidez, contando para isso de vários "homens da casa", como Castro, Ricardo Ribeiro ou Ricardo Fernandes. Além destes, outros jogadores também prometem muito, como o jovem Rafael Lopes, vice-campeão do Mundo de sub-20. Lopes, ex-V. Setúbal, tem sido uma das referências do Moreirense nesta pré-época, tendo anotado vários golos. No fundo, pese alguma surpresa, os de Moreira de Cónegos terão imensas dificuldades para se quedarem na Liga.

Estoril: Apesar do objetivo imediato ser garantir a permanência, os lisboetas podem ter fortes esperanças a longo-prazo, mercê das juventude dos seus jogadores. No fundo, é aí que assenta a estrutura dos canarinhos: na juventude. Desde o treinador Marco Silva (35 anos) até aos atletas, casos de Licá (23 anos) ou Carlos Eduardo (22 anos). Do outro lado da balança, apresentam-se os consagrados, como Hugo Leal (32 anos), atleta que já passou por clubes tão distintos como Benfica, Atlético de Madrid ou PSG. No fundo, é esta mescla de jovens com grande talento com jogadores experientes que constitui um plantel sólido e que permite sonhar alto.

Paços de Ferreira: Com maior ou menor dificuldade, o Paços de Ferreira tem conseguido manter-se no convívio dos grandes há algumas temporadas consecutivas. Esse feito é o culminar de uma boa gestão dos recursos disponíveis, que tem permitido ao clube da Capital do Móvel lutar "ombro-a-ombro" contra equipas com mais capacidades financeiras. O retorno do filho pródigo Antunes, para substituir Luisinho, é, para já, o ponto alto de uma época que se espera tranquila.

Vitória de Setúbal: Outrora a combater pelos lugares cimeiros da liga, o Vitória de Setúbal caiu numa espiral de péssimos resultados que fez com que os sadinos tivessem como principal objetivo a permânencia. Porém, em abono da verdade, José Mota, timoneiro dos setubalenses. também não goza de muitos recursos. De facto, o emblema presidido por Fernando Oliveira apresenta o orçamento mais baixo da primeira liga. A ver se voltaremos a ter gigante para o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.