sábado, 7 de julho de 2012

Revalidar o título e subir o nível exibicional

Hulk, Helton, Fernando, Otamendi e Maicon
O FC Porto parte para uma nova época com o estatuto de bicampeão, algo que sem dúvida ajudará no âmbito da motivação dos seus atletas. Apesar de ter sido muito contestado no decorrer da época transata, Vítor Pereira parece merecer toda a confiança de Pinto da Costa, mas terá que melhorar o nível exibicional dos dragões e atingir outro nível nas competições europeias.

O objetivo é o habitual, vencer o Campeonato nacional, mas o mercado de transferências poderá dificultar (ou facilitar) essa tarefa. Caso Hulk e Moutinho saiam, tudo se dificultará, já que será certamente muito difícil encontrar substitutos à altura de ambos, pelo menos a curto-prazo. Guarín já foi vendido ao Inter, C. Rodríguez rumou ao Atl. Madrid e Sapunaru, Otamendi, Rolando, Alvaro Pereira, Fernando, Varela e James também poderão sair.

Vários jogadores retornam de empréstimo (Abdoulaye, Sereno, Addy, Miguel Lopes, Castro, Sérgio Oliveira, David Bruno, Atsu e Kelvin), mas apenas Miguel Lopes e, possivelmente, Castro e Kelvin poderão ficar no plantel principal. O guardião Stefanovic foi contratado para a equipa B, mas continua a faltar um ou dois centrais, um lateral-esquerdo, um ou até dois médios e um ou dois extremos. Jackson Martínez foi recentemente oficializado e, juntamente com Kléber e Janko (o austríaco também pode sair), será uma das hipóteses para o centro do ataque.

Análise aos reforços


Miguel Lopes (ex-Braga): Em princípio, será o único dos "retornados" a ficar no plantel principal (fazendo valer do facto de ser português), devendo ser a sombra do brasileiro Danilo. As qualidades do lateral-direito de 25 anos são já conhecidas pelos adeptos portugueses, mas de frisar a sua velocidade, intensidade de jogo e qualidade técnica.
Jackson Martínez (ex-Jaguares): Antes de mais tenho de admitir que não conheço muito bem este ponta-de-lança colombiano de 25 anos, mas pelos poucos jogos que vi dele ao serviço da Colômbia (tem 14 internacionalizações pela Seleção sul-americana) posso destacar a sua potência, o seu bom jogo aéreo e a sua capacidade de finalização. Custou 8,8 milhões de euros, um preço excessivo na minha opinião, já que não tem 20 anos, ainda não se destacou ao serviço da sua seleção e nunca jogou na Europa, sendo consequentemente uma aposta muito arriscada por parte dos dirigentes dos "dragões". Mas a verdade é que tem potencial e, caso se adapte à Europa, poderá ser um caso sério no Mundo do futebol. De destacar o facto de, na época passada, na Liga Mexicana, ter marcado 19 golos em 35 jogos.

Análise às possíveis contratações


Bruno Uvini (São Paulo): Uvini e a direção do São Paulo parecem não se dar bem e, apesar de ser titular na equipa Sub-23 do Brasil e de ir aos Jogos Olímpicos deste ano, o central brasileiro de 21 anos parece estar de saída do "tricolor". Sendo assim, este atleta muitíssimo completo e com uma imensa margem de progressão poderia ser uma excelente opção para o centro da defesa portista.
Luís Neto (Nacional): O jovem central do Nacional seria também uma aposta interessante. Muito inteligente taticamente, o jogador de 24 anos, sendo português, poderia igualmente ajudar quanto aos regulamentos da UEFA diz respeito.
Roberto Canella (Sporting Gijón): Alvaro Pereira deverá sair e Alex Sandro necessita de um concorrente à altura. O Gijón desceu e Canella, que já interessou ao Benfica e ao Valencia, não deverá querer manter-se na equipa das Astúrias. A sua qualidade é inequívoca: o lateral-esquerdo, internacional sub-21 espanhol, de 24 anos é rápido, potente, oferece intensidade à equipa e ocupa muito bem os espaços.
Casemiro (São Paulo): O jovem médio canarinho destaca-se pela compleição física, capacidade tática e velocidade razoável que o tornariam num bom reforço. O facto de tanto poder atuar a 6 como a 8 também ajudaria à sua contratação.
Adrien Silva (Sporting): O médio do Sporting, que esteve emprestado durante a última época à Académica, poderia ser o jogador que o emblema da Invicta tanto necessita para o seu meio-campo. Adrien é muito polivante e um autêntico jogador "à Porto" e seria certamente bem-vindo no Dragão.
Paulo Henrique Ganso (Santos): Sinceramente, não acredito na sua contratação por parte do FC Porto, mas a Imprensa nacional insiste nessa possibilidade. Realmente é um jogador de tremenda qualidade e, sabendo que Lucho não aguenta os 90 minutos e que Vítor Pereira gosta de atuar com um 10, poderia ser uma excelente aquisição por parte dos azuis e brancos.
Taison (Metalist): Caso Hulk saia, o extremo de 24 anos seria a escolha mais acertada para as alas dos "dragões". Tem características parecidas com o "Incrível" (apesar de não ser tão possante), sendo rápido, criativo e desequilibrador, possuindo ainda um bom remate e um poder de explosão interessante.
Biabiany (Sampdoria): O extremo francês fez todos os jogos da Serie A na temporada passada ao serviço do Parma (emprestado pela Sampdoria, pois esta havia sido despromovida), tendo sido uma peça essencial nos italianos. Em 2010, os portistas até estiveram interessados no concurso do rápido extremo gaulês, mas esse alegado interesse acabou por se desvanecer. Em 2009, foi considerado o atleta mais veloz do Campeonato Italiano, mas o jogador de 24 anos não é apenas conhecido por essa característica: Jonathan é também tecnicista e possui uma veia goleadora que lhe permite atuar igualmente no centro do ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.