sexta-feira, 6 de julho de 2012

Objetivo: Subir na tabela

Defesa-central / EUA / Sporting Lisbon / US soccer
Após mais uma época em que os principais objetivos não foram cumpridos (o Sporting terminou a época na 4ª posição, falhou o apuramento para a Liga dos Campeões e perdeu na final a Taça de Portugal), os leões partem para uma nova época recheados de pressão.

Ricardo Sá Pinto parece ser um treinador consensual entre os sportinguistas e, por isso, partirá com a estabilidade para a esta temporada que outros técnicos, como Paulo Sérgio ou o próprio Domingos Paciência, não tiveram. Além disso, existem diversos futebolistas no plantel leonino que poderão ver a época de 2012/13 como a sua derradeira época de afirmação: Daniel Carriço, Arias, Cédric Soares, Adrien, Carrillo, Labyad e Wilson Eduardo são alguns dos atletas com esse rótulo. Quanto ao mercado de transferências, não se esperam contratações com grande impacte de capital por parte do emblema de Alvalade e, até agora, todas os novos jogadores vieram a custo zero ou no retorno dum empréstimo. Além disso, será essencial vender alguns dos principais jogadores para manter as contas do clube em dia. João Pereira já partiu para outras paragens a troco de 3,7 milhões e Rui Patrício Insua, Elias, Capel e Wolfswinkel poderão seguir-lhe as pisadas.

Análise aos reforços


Zakaria Labyad (ex-PSV): Contratar o internacional marroquino de apenas 19 anos a custo zero foi, sem dúvida, um grande negócio. O antigo médio-ofensivo/extremo do PSV foi titular indiscutível no emblema de Eindhoven no decorrer da época passada, acabando por marcar 8 golos no total de todas as competições. Labyad destaca-se pela sua velocidade, qualidade técnica e finalização, prometendo espalhar magia pelos relvados nacionais.
Gelson Fernandes (ex-Saint-Étienne): A contratação do internacional suíço nascido em Cabo-Verde representa outro bom negócio, pois também chega a Alvalade a custo zero.  Titular no Udinese, Leicester City e Chievo nas últimas temporadas (onde esteve emprestado pelos franceses do Saint-Étienne), o primo de Manuel Fernandes joga a médio-defensivo e os seus principais predicados são a capacidade física, a velocidade, a inteligência tática e a experiência. Com 25 anos, espera afirma-se no panorama internacional (depois de, em 2007, ter custado 6 milhões ao Man. City e ter falhado), mas primeiro terá que ganhar a luta pela titularidade a Rinaudo.
Cédric Soares (ex-Académica): O lateral-direito de 20 anos regressa à casa que o formou, depois de um Mundial de Sub-20 de grande nível e de uma boa época ao serviço da Académica. Já internacional Sub-21, o atleta luso, conhecido pela rapidez e qualidade técnica, deverá lutar com Arias por um lugar no 11.
Adrien Silva (ex-Académica): Após uma grande temporada pelos "estudantes" em que chamou a atenção de alguns emblemas europeus conceituados (entre eles, o Montpellier), chega a hora para Adrien de regressar à casa-mãe, aos 23 anos. Muito inteligente, tecnicista e com uma excelente visão de jogo, caso fique em Alvalade, certamente irá brilhar.
Wilson Eduardo (ex-Olhanense): O jovem extremo luso chega a Alvalade após sucessivos empréstimos, porém foi em Olhão que brilhou mais, ajudando os algarvios a atingir a sua melhor posição de sempre. Com apenas 21 anos, Wilson é rápido, explosivo e é capaz de desequilibrar.

Análise às possíveis contratações


Jefferson (Botafogo): Caso Rui Patrício saia, Jefferson parece ser, segundo a imprensa, o principal alvo dos leões. O guardião brasileiro de 29 anos costuma ser o dono da baliza do Botafogo e é de qualidade razoável. Já passou pela Europa (jogou no Trabzonspor e no Konyaspor da Turquia) e é bastante bom entre os postes, sendo as suas principais características a elasticidade e os reflexos.
Mateo Musacchio (Villarreal): O Sporting precisa de alguém rápido, tecnicista e ágil no centro da defesa e Musacchio poderia ser perfeitamente esse jogador. Como é já sabido, o Villarreal foi despromovido e Mateo parece não querer jogar na 2ª divisão espanhola, por isso o Sporting poderia fazer aqui um grande negócio. O central argentino de 21 anos, formado no River Plate, foi titularíssimo no ano passado ao serviço do "submarino amarelo" e poderia ser o parceiro de dupla ideal para Onyewu ou Xandão.
Vaz Tê (West Ham): Ribas confirmou as nossas expectativas e mostrou pouco, enquanto que Wolfswinkel precisa de um concorrente à altura. Consequentemente, é essencial contratar um ponta-de-lança. O português de 25 anos Ricardo Vaz Tê poderia ser perfeitamente o novo alvo dos leões. O lisboeta formado no Farense é rápido, potente e finaliza bem (algo raro no avançado português). Foi um dos melhores marcadores da 2ª Liga inglesa no ano passado e foi uma das figuras do West Ham que atingiu a promoção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.