domingo, 8 de julho de 2012

Manter o nível

SC Braga 2012 - Fonte: Sapo Desporto
Após uma boa época que culminou num honroso 3º lugar, o Braga parte para uma nova temporada com o play-off da Champions assegurado e com um novo treinador.

O objetivo (ficar entre os 4 primeiros) mantém-se, mas parece haver mais ambição na capital do Minho. Além dos bracarenses pretenderam atingir uma vaga na Liga milionária, há também a vontade de vencer uma competição para coroar a melhor fase da história do clube e, por isso, perspetiva-se que o Braga ataque a Taça de Portugal e a Taça da Liga. Quanto ao novo técnico, de destacar o facto de que José Peseiro, apesar de pouco ou nada ter vencido durante a sua carreira, costuma colocar as suas equipas a praticar bom futebol e consegue atingir feitos honoríficos (já levou o Sporting à final da Taça UEFA e guiou o Nacional da 2ª divisão B até à Primeira Liga).

Quanto a saídas, Miguel Lopes retornou ao FC Porto, Imorou, depois de ter prometido muito e pouco ter cumprido, rescindiu e Nuno Gomes rumou a Inglaterra para atuar pelo Blackburn. Além do mais, Ewerton, Elderson, Djamal, Custódio, Hugo Viana e Lima valorizaram-se na passada época e também poderão rumar a outras paragens. Já as boas relações com Jorge Mendes e outros empresários prestigiados permitirão, porventura, conseguir jogadores de vasta qualidade - jogadores do calibre de Simon Poulsen, Funes Mori ou Quaresma já foram associados aos "arsenalistas" - e aspirar a outras conquistas.

Análise aos reforços


Cristiano (ex-Valencia): Para fazer concorrência a Quim e Berni, regressa o jovem guardião português que na última época debutou pelo Valencia. Cristiano Pereira destaca-se pela altura e pela coragem nas saídas.
Maximilian Haas (ex-Leiria): Após um final de época onde foi essencial para a União, acabou por rescindir com os leirienses devido aos problemas já conhecidos. A qualidade do atleta de 26 anos formado no Bayern de Munique é inequívoca e poderá vir a ser, já esta época, uma peça essencial para do plano dos "arcebispos".
Florent Hanin (ex-Leixões): Lutará com Ismaily pela vaga deixada por Imorou e, caso Elderson saia, até poderão ficar os dois. Após uma temporada onde espalhou classe por Matosinhos, chega a hora de um desafio maior.
Ismaily (ex-Olhanense): O antigo defesa-esquerdo brasileiro da equipa de Olhão destacou-se no ano passado pela sua velocidade e intensidade de jogo. Conseguirá singrar em Braga aos 22 anos?
Guilherme (ex-Gil Vicente): O polivalente médio de 21 anos, que pode jogar a defesa-esquerda, a médio-ala, a 8 e a 10, é um jogador no qual os dirigentes bracarenses depositam grandes esperanças. Os principais predicados deste jovem canhoto são a velocidade, qualidade técnica e visão de jogo e, caso não volte a ser emprestado, Braga poderá assistir de perto à sua época da afirmação.
Manoel (ex-Penafiel): Depois duma grande campanha na nossa liga secundária ao serviço do Penafiel, Manoel, com 23 anos, abraça agora um projeto maior. Veremos se fica no plantel.
Yazalde (ex-Rio Ave): O extremo/avançado português retorna do seu empréstimo ao Rio Ave onde deixou saudades. É ainda jovem, mas já apresenta muita qualidade: rápido, explosivo, potente e finalizador - Yazalde é assim.
Éder (ex-Académica): A grande contratação dos "arsenalistas" até ao momento. O ponta-de-lança luso-guineense de 24 anos é muito completo, forte e faz muitos golos por época. Um verdadeiro achado por parte de António Salvador.

Análise às possíveis contratações


Simon Poulsen (AZ): Caso Elderson saia e Hanin ou Ismaily não demonstrem o suficiente, será necessário um defesa-esquerdo. O titular pela Dinamarca no Euro 2012 poderia vir a custo zero e poderia dar outra profundidade ao corredor canhoto do Braga.
Nuno Coelho (Benfica): O médio-defensivo não parece contar para Jesus e, sabendo que agora não poderá ser emprestado a equipas da Primeira Liga, a sua continuação na Luz poderá estar em risco. Apresentou-se a grande nível no Beira-Mar durante a época passada e seria uma boa solução para os minhotos, caso Djamal e/ou Custódio saiam.
Simão Sabrosa (livre - ex-Besiktas): Sabendo que Simão é agenciado por Jorge Mendes e que as alas dos bracarenses precisam doutro nível, o atleta de 32 anos poderá ser uma hipótese, apesar de a sua contratação implicar grandes esforços financeiros. O Sporting e o Benfica possuem um bom leque de extremos, o FC Porto não costuma contratar "trintões" e Sabrosa pretende regressar a Portugal: tudo se conjuga para que possa ser contratado pelos "arsenalistas" que ficarão certamente bem servidos com o internacional AA luso.
Pizzi (Atl. Madrid): Caso os madrilenos não exerçam a opção de compra, o atacante de 22 anos poderá retornar à casa-mãe. Seria claramente uma mais-valia para Peseiro e rejuvenesceria as alas braguistas.

3 comentários:

  1. Olá Francisco.

    Vi que estão a arranjar algumas parcerias e venho aqui dizer que se quiseres posso pôr o teu blogue na lista do Escolta Vermelha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo,

    É sempre um prazer ter blogues interessantes na nossa blogroll (daí o nome) e parece-me que o Escolta Vermelha se insere nesse rol. Já vos adicionei e fico à espera que façam o mesmo connosco.

    Continuem o bom trabalho,
    golodeplaca@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Já lá estão também, Francisco.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.