sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lendas e Glórias: Paulo Futre

O extremo-esquerdo ao serviço do Atlético de Madrid.
Talvez os mais jovens conheçam Futre pelas suas polémicas (a do "chinês" é já um clássico) e pelas suas entradas em programas de TV, mas fora desse Futre, houve outro que foi um jogador fenomenal, capaz de colocar Madrid a seus pés e de atuar pelos "três grandes", deixando saudades em todos eles.

O extremo-esquerdo natural do Montijo era capaz de fazer levantar um estádio com as suas arrancadas, os seus sucessivos dribles e a sua entrega ao jogo. As suas principais qualidades eram a velocidade, a qualidade técnica e a raça que empregava no seu jogo.

Formado no Sporting, bastou-lhe apenas uma época como profissional para se notabilizar no emblema verde e branco. As suas fantásticas exibições nessa época de 1983/1984 permitiram-lhe, com 17 anos, estrear-se pela Seleção AA de Portugal. Todavia, em 1984, devido a divergências com a direção leonina, acabou por sair e seguir para o FC Porto, onde, em 3 época, venceu 2 campeonatos e uma Liga dos Campeões. Nesse mesmo ano de 1987, venceu a Bola de Prata.

Partiu então para Madrid para atuar pelo Atlético que, na altura, discutia o título espanhol com o Real. Apesar de não ter vencido muitos títulos, conseguiu tornar-se um ídolo para os fãs do "Atleti". Em janeiro de 1983, assinou pelo Benfica, conquistando aí a Taça de Portugal. Rumou a Marselha no verão seguinte para jogar no Olympique, porém o escândalo de apostas ilegais que se abateu na altura sobre o futebol francês levou à sua saída. Foi para o Reggiana onde se lesionou gravemente e nunca mais voltou a ser o mesmo. Passou ainda pelo AC Milan (onde só fez um jogo) e pelo West Ham onde nunca atingiu os patamares exibicionais que o fizeram tornar-se uma estrela. Depois de um fugaz retorno ao Atl. Madrid, terminou a carreira nos japoneses do Yokohama Flugels em 1998.

Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.