terça-feira, 10 de julho de 2012

Lendas e Glórias: Hugo Sanchéz

México / Real Madrid
Hugo Sanchéz é o melhor jogador mexicano de sempre e um dos mais talentosos que passaram por este Mundo. Marcava golos de qualquer forma o que lhe permitiu ser ídolo, tanto no Santiago Bernabéu, como no Vicente Calderón. Aliás, o goleador natural da Cidade do México é o único futebolista que atuou pelos três principais clubes da capital espanhola: o Real Madrid, o Atlético de Madrid e o Rayo Vallecano. Além do mais, ficará para sempre conhecido por pentapichichi, já que conseguiu ser por 5 ocasiões o melhor marcador da Liga Espanhola, e por ter sido a maior estrela da Quinta del Buitre, aquele Real Madrid, que contava com outros grandes jogadores como Camacho, Valdano ou Butragueño, da 2ª metade dos anos 80 que se sagrou pentacampeão espanhol.

Iniciou a sua carreira no Pumas UNAM, onde estudou medicina dentária paralelamente ao futebol. Brilhou e tornou-se ídolo no México. Nos Jogos Olímpicos de 1976, foi o melhor marcador da competição e, de forma a congratular a honrosa participação da sua irmã que era ginasta nessas Olímpiadas, passou a festejar todos os golos com um salto mortal, algo que o marcaria para sempre. Em 1981, já reconhecido internacionalmente, partiu para a Europa onde brilhou ao serviço do Atlético de Madrid.

Todavia, o Atleti não conseguia conquistar muitos títulos e, em 1985 e já com 27 anos, rumou ao arquirrival Real Madrid. Aí foi-lhe permitido gravar uma página na História do futebol mundial, vencendo 5 Ligas, 1 Taça do Rei e 1 Taça UEFA. No ano de 1992 (com 34 anos), Hugol decidiu por bem abandonar o Real e, até ao fim da sua carreira em 1997 no Celaya do México, representou clubes mais pequenos. Atualmente, é o treinador dos mexicanos do Pachuca, após ter orientado o Pumas UNAM, o Necaxa, a Seleção mexicana e o Almería.

Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.