quinta-feira, 5 de julho de 2012

Juventus à conquista da Europa

Juventus 2011/201228 "scudettos", 9 taças de Itália, 4 supertaças italianas, 2 Champions, 2 taças Intercontinentais, 3 Taças UEFA, 2 supertaças europeias e uma taça das taças: eis o pecúlio da Juventus em cerca de 115 anos de história. A "Vecchia Signora", clube mais laureado de Itália, nasceu em 1897, tendo sede em Turim. A primeira grande conquista da "Zebre" data da temporada 1904/05, com a vitória na Serie A. Dessa conquista até à próxima, passaram 21 anos, quando o mítico guarda-redes Combi comandou a sua equipa à conquista da segunda Serie A do historial. Apesar de tudo, de 1935 a 1950, a Juventus foi suplantada pelo seu rival citadino: o Torino que, durante alguns anos, dominou por completo o futebol transalpino. Um dos períodos dourados da Juve coincidiu com o melhor momento de forma  que Platini haveria de demonstrar ao longo da carreira. De 1982 a 1987, período de tempo em que Platini debutou pelos "bianconeri", a Juventus engrossou o seu palmarés com 3 ligas italianas, uma Taça de Itália, uma Taça das Taças (conquistada na final frente ao FC Porto), uma Taça Intercontinental e, mais importante, uma Liga dos Campeões.

Haveria de ser outro francês a guiar a "Vecchia Signora" rumo à eternidade. Falamos de Zidane, que representou a Juventus de 1996 a 2001, tendo logrado vencer 3 ligas italianas, 1 supertaça de Itália,  uma supertaça europeia e uma taça Intercontinental. Um escândalo de viciação de resultados, o "Calciocaos", retirou dois "scudettos" à Juventus, obrigando inclusivamente à descida de divisão do histórico clube transalpino. Apesar de tudo, a Juve renasceu das cinzas e, 7 anos depois do escândalo, está de novo preparada para assaltar o Velho Continente. Com jogadores como Pirlo, Buffon, Marchisio ou Bonucci e comandados por Conte, antiga referência da "Zebre", os lendários "bianconeri" prometem regressa em grande à Liga dos Campeões, tentando a sua conquista pela terceira vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.