sábado, 14 de julho de 2012

Experiência e versatilidade

O novo reforço do Sporting ao serviço do Bayern de Munique.
Danijel Pranjic, preferencialmente lateral-esquerdo, é um jogador que conheço particularmente bem, principalmente dos tempos do Heerenveen (admito que sou um fã do futebol holandês). Aos 30 anos, mostrará em Alvalade toda a sua qualidade técnica, velocidade e visão de jogo, mas principalmente a sua polivalência que tantas opções dará a Ricardo Sá Pinto que, sabendo que o internacional croata pode atuar a lateral-esquerdo (técnicos mais rigorosos não o costumam colocar nesta posição, pois falha muito em termos táticos), extremo e 10, poderá fazer dele o substituto, tanto de Insua, como de Schaars e Capel, isto é se não lhes "roubar" o lugar. Porém tudo depende da forma como abordará este desafio: a qualidade está lá, mas apenas se apresentar espírito competitivo (ao contrário de jogadores como Capdevila ou Angulo) poderá singrar no nosso futebol. Pranjic poderá ser igualmente uma forma de precaver a possível saída de Matías Fernández.

Dani, de 1,71 metros, só em 2004, com 22 anos, é que chegou a um clube de qualidade: ao Dínamo de Zagreb do seu país natal. Aí conseguiu singrar e, passados dois anos, rumou ao Heerenveen, onde se mostrou à Europa do futebol. No Euro 2008, foi considerado um dos melhores jogadores da prova (pelo menos, o melhor croata) e o assédio dos "tubarões" europeus acentuou-se. Só ficou mais um ano na Holanda, já que, em 2009, o Bayern de Munique pagou perto de 8 milhões por ele. Na sua primeira época, com Louis van Gaal foi inicialmente titular a defesa-esquerdo, mas acabou por perder o lugar para o jovem Badstuber. Mesmo assim, chegou à final da Champions, feito que se repetiria dois anos mais tarde na época passada.

Nas duas últimas temporadas, pouco ou nada jogou e chega ao Sporting experiente e, provavelmente, com muito ainda para dar. Sabendo que vem a custo zero, a sua contratação representa um bom negócio, se bem que, apesar de lhe ter tecido grandes elogios, Pranjic não deixa de ser um jogador mediano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.