quarta-feira, 4 de julho de 2012

Craques de Amanhã: Toni Kroos

Midfielder from Bayern Munchen 2012 / Médio do Bayern Munique 2012
O camisa 39 do Bayern de Munique é, aos 22 anos, uma das principais estrelas do futebol alemão, mas também uma das maiores promessas mundiais.

Este médio-centro germánico muito talentoso destaca-se pela tremenda qualidade técnica, pela compleição física (tem 1,82 metros e 78 kg), pela tranquilidadade com que aborda qualquer lance, não deixando de ter agressividade (positiva), pela classe, pela velocidade razoável e pela inteligência tática, sendo exímio na ocupação de espaços.

Começou a dar os primeiros passos no clube da sua terra natal, o Greifswalder (aí com 12 anos já jogava nos juvenis, ou seja, dois escalões acima do seu), chamando a atenção do Hansa Rostock que o contratou. Acabou por terminar a sua formação no Bayern e, em 2007, estreou-se a nível profissional com apenas 17 anos. Logo nesse primeiro encontro fez duas assistências para Klose na vitória sobre o Energie Cottbus. A sua estreia em competições europeias aconteceu nesse mesmo ano, perante o Estrela Vermelha numa partida a contar para a Taça UEFA, onde teve tempo para fazer o seu primeiro golo pelo clube da Baviera.

Pouco tempo antes, havia participado com a seleção alemã no Mundial de Sub-17 de 2007 na Coreia do Sul, terminando o torneio na 3ª posição. Mesmo assim, as grandes exibições que rubricou permitiram-lhe ser eleito o melhor jogador da prova. Em 2008, foi promovido à equipa principal do Bayern de Munique, porém não se conseguiu afirmar. Em janeiro de 2009, foi emprestado ao Leverkusen e aí se quedou até ao fim da época de 2009/2010. Ao serviço dos "farmacêuticos", explodiu ao ponto de ser convocado para o Mundial de 2010.

Chegava a hora do retorno a casa. A concorrência era forte (Schweinsteiger, Altintop, van Bommel, Luiz Gustavo e Ottl), mas, mesmo assim, conseguiu somar muitos minutos. Em 2011/2012, ganhou a titularidade no Bayern, tendo sido uma peça fundamental na caminhada à final da Liga dos Campeões. No Europeu passado, apesar de não ter sido titular indiscutível na Mannschaft, apresentou-se a grande nível e voltou a confirmar todo o seu potencial que, diga-se de passagem, é enorme.

Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.