sábado, 16 de junho de 2012

Uma laranja espremida

Portugal joga amanhã (domingo) o seu futuro no Euro. Para assegurarem a passagem aos "quartos" é importante que a seleção lusa vença os congéneres holandeses. Porém, pelo que se tem visto neste Euro, o país das tulipas está longe de se apresentar ao mesmo nível do Campeonato do Mundo de 2010, no qual foram semifinalistas, baqueando apenas no prolongamento, ante a Espanha. Existem várias teorias para este insucesso. Mas o motivo desta desilusão prende-se com vários fatores, seguidamente enumerados.

Desde logo, o desconforto no balneário holandês. A imagem que é transmitida pelos jogadores é de insatisfação, como foi o caso do médio do Tottenham van der Vaart, que veio a público referir que "se a Holanda quiser ganhar" ele próprio terá de jogar. Ora bem, se há algo que uma seleção, durante uma grande competição, não pretende é distúrbios no seio do balneário, algo que pode ajudar a enfraquecer qualquer seleção, seja ela vice-campeã do Mundial ou não.

Outro fator importante é a incompetência na defesa. Os laterais são demasiados jovens, pelo que preferem não arriscar no ataque. van der Wiel (24 anos) e Willems (18 anos), podem vir a ser grandes laterais, mas por ora não o são. No centro da defesa, apesar de existir rigor e experiência, falta uma referência absoluta, um jogador de classe mundial. Heitinga (28 anos) e Mathijsen (32 anos) são, de facto experientes, mas nenhum deles teria lugar numa equipa de topo.

O último fator relativiza-se com a desunião dos blocos defensivos e ofensivos. Mark van Bommel e Nigel de Jong têm qualidade, sim, mas são demasiado posicionais, pensando mais em defender, não se preocupando muito com tarefas atacantes. Para atenuar esta complicação, o técnico Bert van Marwijk poderia utilizar van der Vaart, mas as recentes declarações do "Spur" não abonam a seu favor.

Perante isto, esperemos que a desilusão holandesa seja total e que Portugal tenha razões de festejar a passagem aos "quartos" do Euro.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.