terça-feira, 19 de junho de 2012

Alerta 10

Já tivemos Rui Costa (na imagem), Pedro Barbosa ou Deco, porém agora temos que nos limitar a um meio-campo combativo e sem um típico criativo. Nani e Cristiano Ronaldo têm conseguido ocultar por vezes essa lacuna clara na turma de Paulo Bento, mas, nos jogos frente a equipas mais equilibradas (como a Alemanha ou a Dinamarca), tem ficado bem patente que a falta de um playmaker tem faltado à equipa das "quinas". Ter um jogador capaz de fazer aqueles passes fatais no momento exato ou organizar a equipa desde trás é essencial no futebol moderno e a Portugal falta um ou mais jogadores desse género.

Na minha modesta opinião, Carlos Martins, apesar de atuar como médio-ofensivo não tem essas características, e Hugo Viana, tal como Rúben Micael, não tem qualidade para ser titular na seleção. Sendo assim, apresentamos de seguida uma lista de futebolistas que a curto/longo prazo poderão vir a tornar-se esse jogador tão essencial à nossa equipa.

Adrien Silva (Académica - emp. Sporting): De todos os futebolistas deste lote, o atleta formado em Alcochete é o com maior qualidade de momento. Com 23 anos e prestes a rescindir com os leões, levou os "estudantes" às costas durante esta época com a sua criatividade, a sua verticalidade, a sua garra e a sua tremenda qualidade técnica. Bastar-lhe-iam duas/três temporadas ao mais alto nível para poder atingir a seleção e essa oportunidade poderá passar pelo Montpellier, campeão francês, ou pelo Cluj, campeão romeno. Nunca atingirá o nível de Rui Costa, é certo, mas poderá ser uma excelente solução.

David Simão (Académica - emp. Benfica): Este "estudante" nascido em Paris, em 2010/11, brilhou ao serviço do Paços de Ferreira e por isso, na primeira metade da época, teve a sua oportunidade no plantel principal da sua equipa de formação, o Benfica. Infelizmente, desperdiçou-a e, em janeiro, seguiu para Coimbra onde foi peça fundamental na caminhada da equipa de Pedro Emanuel para o título da Taça de Portugal. Apesar de ser um tanto lento, este jovem de 22 anos tem técnica, boa visão jogo e é primoroso nos passes longos. Nos juniores do Benfica bateu recordes e prometeu muito. Esperemos que cumpra todas essas promessas...

Sérgio Oliveira (Penafiel - emp. Sporting): É o jogador com menor potencial deste leque de hipóteses para a equipa das "quinas", no entanto realizou um excelente Mundial de sub-20 no ano passado e foi ídolo nas camadas jovens dos dragões. Na primeira metade da época esteve perdido no Mechelen da Bélgica. Os portistas não perderão a hipótese de reaver o futebolista de 20 anos e de o emprestar ao Penafiel onde realizou todos os jogos possíveis e ajudou os nortenhos na sua campanha que culminou num honroso 9º lugar. Deverá ser agora emprestado a uma equipa da Primeira Liga. Estaremos atentos ao seu desenvolvimento.

Saná (Valladoid): O médio de 20 anos conjuga velocidade e qualidade técnica de uma forma muito equilibrada, o que lhe permite ser um futebolista muito interessante. Apesar de só ter realizado 2 jogos oficiais durante esta temporada, é considerado em Espanha uma jovem promessa que, no futuro, poderá atingir outro nível. Sinceramente, não acredito muito neste jovem formado no Benfica, porém admito-lhe qualidade.

Filipe Chaby (Sporting): De todos estes jogadores, é, na minha opinião, o que possui mais potencial e, sinceramente, poderá atingir um nível mundial. Este canhoto de 18 anos, oriundo de Setúbal, que atua em Alcochete é já fortemente pretendido pela Europa fora. Muito tecnicista, veloz, criativo e simplista fará parte, ou muito me engano, do futuro do Sporting e do da seleção.

1 comentário:

  1. Numa posição em que sempre tivemos grandes craques, desde João Alves até Deco, passando por Rui Costa, falta nos a agora um 10.

    Excelente post |
    Participe já na nova ronda de "O Jogador X" em contra-ataque1.blogspot.com

    Abraço

    ResponderEliminar

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.