quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é a mística?

Ao longo dos cerca de 107 anos de história do Benfica, muito se tem comentado acerca da alegada "mística". Mas o que é? Será só um mito?

Partimos para descobrir a verdade sobre a mística encarnada. O Benfica é o clube de futebol, em todo o mundo, a ter mais sócios. O estádio da Luz, com cerca de 65 mil lugares, é, frequentemente, vítima de avalanches humanas. O clube mais prestigiado em Portugal, é, igualmente, um dos históricos da Europa, tendo já ganho duas Taças dos Campeões Europeus. Um emblema desta grandeza tem de ter mística, e a maior parte dos jogadores que passam pela Luz têm-na. Segundo o "tribunal" benfiquista, um jogador com a mística bem presente tem de ser raçudo, nunca desistir de um lance, ser persistente e, acima de tudo, amar o clube. Muitos já se pronunciaram acerca da tal "mística", como por exemplo Bela Guttmann, o técnico que deu as duas únicas Champions ao Benfica, que, em 1962, salientou a mística dos encarnados, em entrevista concebida ao diário desportivo português, "A Bola"- Ao que o jornalista de "A Bola", questionou: "A mística do Benfica é apenas um mito?", Guttmann respondeu, "Só quem está lá dentro do Benfica é que pode saber o que é a mística. Eu, antes, já tinha ouvido falar na mística. Mas encolhia os ombros. Não sabia o que era. Francamente, até pensava que não fosse nada, que não passasse de uma simples e vã palavra. Agora, porém, que a conheci, senti e vivi, afirmo-lhe que ela existe. Não há nenhum clube do Mundo que possua mística igual à do Benfica. E é este, afinal, um dos grandes segredos dos seus êxitos e da sua força." Surpreso, o jornalista de "A Bola" voltou a questionar, "Não está a exagerar?", o húngaro respondeu: " Não. Tentarei explicar algumas das suas manifestações exteriores mais palpáveis. Veja, por exemplo, a sua massa associativa. Chove? Está frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do Inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!".

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.