sábado, 25 de fevereiro de 2012

Hernanes: o chefe "laziale"

Antes de mais, tenho de admitir o meu gosto especial pela forma de jogar de Hernanes, um jogador que eu venho observando desde o tempo em que o próprio debutava no São Paulo, onde era inclusivamente a estrela maior do "tricolor". Após esta breve introdução, e sem mais demoras, posso começar a analisar, de uma forma mais abrangente, o perfil do médio brasileiro.

Nascido a 29 de maio de 1985, Hernanes começou a jogar no modesto Unibol, do Brasil. O São Paulo, ao aperceber-se do seu talento apressou-se em contratá-lo, em 2001. Demorou algum tempo a impor-se no clube brasileiro (6 anos), mas, quando chegou à titularidade, nunca mais a perdeu. Brilhou a alto nível em 2008, ano em que foi eleito o melhor jogador do Brasileirão. Começou aí a ser cobiçado pelos "tubarões europeus", que viam nele um novo Kaká. A sua chegada ao "Velho Continente" tardou um pouco mais do que Hernanes pretendia, um vez que apenas saíu de "terras de Vera Cruz" em 2010, rumando à Lazio. No emblema romano, pegou de estaca no onze, tornando-se o elemento mais criativo e produtivo dos laziale. Após cerca de um ano e meio na capital italiana, Hernanes já se pode gabar de ser um autêntico ídolo para a massa associativa da Lazio, clube que está agora a recolher os frutos do negócio empreendido com o São Paulo.

O número 8 da Lazio é um médio criativo puro. Minimamente alto (180 cm), Hernanes não faz disso um predicado, se o brasileiro tem algo mais a dizer, é que é ambidestro, algo muito valorizado nos dias que correm. Sendo um criativo por Natureza, o internacional pela "canarinha" apresenta uma visão de jogo predestinada aos melhores dos melhores, conseguindo encontrar espaço, onde ele parece não existe. Termino como começei, Hernanes é, no meu ponto de vista, um dos maiores talentos a alinhar em Itália.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.