sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Convocatória de Nélson: sim ou não?

A grande surpresa da convocatória de Paulo Bento para o particular com a Polónia é, sem dúvida, a chamada do jovem avançado Nélson Oliveira. Sabendo que a diversidade e a qualidade de avançados em Portugal é escassa, penso que é absolutamente pertinente abordar esta nova aposta do selecionador nacional num jogador jovem, pouco experiente e pouco utilizado no seu clube, mas de uma qualidade inegável. Hélder Postiga e Hugo Almeida não têm qualidade para ser titulares numa seleção com tanto prestígio como a das "quinas" e Liedson parece não ser opção para Paulo Bento.

Nélson Oliveira é, claramente, o melhor avançado luso. Disso ninguém parece duvidar: o Cantona português é rápido, possante, inteligente e tecnicista, sendo facilmente caracterizado numa única palavra - completo. Apesar de tudo isso, o tema da discórdia passa pela reduzida utilização do jovem de 20 anos na Luz. Pudera (!), com Rodrigo, Cardozo e Saviola na concorrência será sempre bastante difícil para qualquer jogador de qualidade não astronómica chegar à titularidade. Mesmo assim, as boas exibições do minhoto quando entra em campo demonstram que é um futebolista de alto gabarito. Esperamos ansiosamente para ver Nélson no duelo com os polacos (organizadores do Euro 2012) e deliberar se a convocatória do benfiquista para o Europeu beneficiaria ou não a equipa das "quinas".

Francisco Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.