sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lendas e Glórias: Fernando Chalana

Fernando Albino Sousa Chalana é o nome de um dos jogadores portugueses mais empolgantes de sempre. Nasceu no Barreiro, a 10 de fevereiro de 1959, tendo começado a jogar futebol na temporada de 1973/74, nas camadas jovens do clube da sua terra natal, o Barreirense. Bastou um ano nas reservas do clube do Barreiro para interessar ao Benfica, que, em momento oportuno, avançou para a sua contratação. A época de 1975/76 ficou marcada pela sua estreia com a camisola encarnada, embora sem grande interferência no projeto benfiquista. Mas, após este anos, "Chalanix" tornou-sae uma referência incontornável do clube da Luz, entusiasmando a exigente massa associativa das águias.

O momento decisivo na carreira do "Pequeno Genial" ocorreu no ano de 1984, ano de Europeu, em França. A comitiva portuguesa realizou uma prova para além do expectável, apenas cedendo nas meias-finais, perante a anfitriã, a França. Os gauleses apenas venceram no prolongamento, depois de terem estado a perder por 2-1. Nesse Euro, Chalana revelou-se como um dos melhores extremos do planeta, com uma qualidade de finta assinalável. Os olheiros franceses ficaram desde logo embriagados com os dotes sobrenaturais de "Chalanix", pelo que tentaram a todo o custo resgatá-lo ao Benfica. Foi o Bordéus a levar a melhor, pagando uma quantia exorbitante, conseguindo a contratação de um jogador, que, pese já não estar na sua juventude, continuava a espelhar em campo toda a sua qualidade. Depois de permanecer três anos em França, Chalana regressou ao "seu" Benfica, que representou por mais três anos. Em 1990/91 jogaria no Belenenses, representando no ano seguinte o Estrela da Amadora, que, inclusive, seria o seu último clube como profissional.

O "Pequeno Genial" alinhava a médio lateral ou a extremo, tendo como predicados a velocidade estonteante e o reportório de fintas descomunal. Chalana criava várias fintas por jogo, sendo muito difícil de travar no um para um. O número de assistências que o próprio realizava por temporada também deve ser tomado em conta, bem como a humildade que o tem acompanhado durante os seus anos de vida e que foi peça fundamental para o crescimento do próprio.

Nota Final: 17/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.