quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Diferenças de mentalidade

O "clássico" de Santiago Bernabéu ficou marcado, para além da vitória do Barcelona, pela agressividade excessiva de jogadores como Pepe ou Fábio Coentrão. Para mim, foi apenas mais uma demonstração da diferença de mentalidades: da catalã e da madrilena.

José Mourinho foi o ponto de viragem nas atitudes do Real Madrid, não desprezando o seu (excelente) trabalho ao leme dos "merengues". O português chegou à capital espanhola com o estatuto de eliminador do Barcelona (havia derrotado o emblema "blaugrana" no decorrer da Liga dos Campeões 2009/10) e a imprensa apenas teve que fomentar esse ódio, bem presente nas conferências de imprensa de "El Especial". A verdade é que as atitudes violentas e vergonhosas dos atletas madrilistas nos confrontos com os "culés" se vão multiplicando, tal como as derrotas e os títulos perdidos perante os seus principais rivais.

Por outro lado, a turma de Guardiola vai demonstrando classe, qualidade e humildade dentro e fora do campo, recolhendo a maior parte dos títulos em Espanha e no resto do mundo. O Barcelona é, tal como o lema do próprio clube indica, é "mais que um clube", forma, além de grandes jogadores (continuamos a referir que Messi é, claramente, o melhor do mundo), grandes pessoas, bem parente em Guardiola, Xavi, Iniesta ou Messi. Uma cultura diferente, assente no "tiki-taka", dentro das quatro linhas, mas também na humildade.

Francisco Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.