domingo, 22 de janeiro de 2012

As estrelas do CAN

O Campeonato Africano das Nações iniciou-se no dia 21 de janeiro de 2012, com o jogo de abertura a colocar frente-a-frente a Guiné Equatorial e a Líbia. A edição da CAN 2012, suscitou desde logo várias críticas, pelas mais diversas razões. O facto de algumas seleções de grande relevo não estarem presentes, como é o caso dos Camarões, da Nigéria e do Egipto, foi uma das razões. Além do mais, consequentemente, vários jogadores não poderão demonstrar o que valem, como são os casos de Samuel Eto’o (Anzhi/Camarões), Carlos Idrissi Kameni (Espanyol/Camarões), Abou-Trika (Al-Ahly/Egipto), Odemwingie (Newcastle/Nigéria) ou Obodo (Lokomovit de Moscovo/Nigéria) . O Campeonato Africano das Nações, e há margem do que se sucede constantemente, terá vários “portugueses” em exibição, como os treinadores Lito Vidigal (Angola) e Paulo Duarte (Burkina Faso). Djalma, Djamal, Balboa, Mateus e N’Diaye representam Portugal na função de jogadores.

As equipas que integram o lote:
Guiné-Equatorial (Grupo A): A equipa que recebe estas edição do CAN (a par do Gabão), é, tecnicamente, a seleção mais fraca da competição. No entanto, poderá galvanizar-se por jogar em casa, apoiando-se nos seus fervorosos adeptos. A estrela da seleção é o atacante do Deportivo da Corunha, Rodolfo Bodipo.
Líbia (Grupo A): A esperança é a última a morrer, mas… A verdade é que os líbios, embora tenham experiência internacional, não têm grandes esperanças em chegar longe. Numa equipa tecnicamente limitada, a passagem aos “quartos” já é suficientemente boa, numa seleção em que a estrela principal é o bracarense Djamal.
Zâmbia (Grupo A): Após as boas exibições rubricadas à dois anos, a seleção da Zâmbia acredita que pode atingir os quartos-de-final. Os irmãos Katongo são, porventura, os jogadores mais sonantes.
Senegal (Grupo A): O Senegal ainda está a tentar obter a sua primeira CAN que poderá chegar este ano. A expetativa à volta da seleção senegalesa é grande, mercê da qualidade individual da equipa, principalmente no ataque. O Senegal é forte em todas as posições, contando com elementos como Demba Ba (Newcastle), Moussa Sow (Lille) ou Diawara (Marselha). O título é o único objetivo.
Costa do Marfim (Grupo B): A grande favorita a levar o “caneco” para casa. Apoiada num sistema seguro e forte, a Costa do Marfim tem, possivelmente, a melhor equipa de sempre do seu país. Com um ataque demolidor , com Drogba e Doubia como cabeças-de-cartaz, e um meio-campo onde Yaya Touré é a estrela, uma não vitória final,será, inevitavelmente, um insucesso.
Burkina Faso (Grupo B): A equipa comandada por Paulo Duarte tentará a todo o custo rumar aos “quartos” da CAN. Em princípio a seleção africana irá lutar com a Angola pela passagem à fase seguinte da prova, mas as surpresas acontecem. A estrela é, há muito tempo, Pitroipa, o “Cristiano Ronaldo da Burkina Faso”, mas há outros jogadores que também podem surpreender.
Angola (Grupo B): A turma de Lito Vidigal aposta em surpreender nesta CAN. Com uma equipa razoável, os “Palancas Negras” tentarão chegar o mais longe possível. Apoiados no lema “o céu é o limite”, Angola deposita no portista, Djalma, as maiores esperanças para tentar realizar um bom CAN.
Sudão (Grupo B): O Sudão apresenta-se como o “patinho feio” do grupo, mas a história fala por este país. A verdade é que o Sudão já venceu o CAN por uma ocasião, no longínquo ano de 1970. Teoricamente uma das piores equipas em competição, esta seleção não tem nenhum jogador de relevo.
Gabão (Grupo C): Uma das seleções organizadoras do evento, o Gabão tem como objetivos mínimos alcançar os “quartos”. Num grupo em que encaixa, teoricamente, como terceiro cabeça de série, o Gabão tem como principal arma o experiente dianteiro do Sapins, Daniel Cousin.
Niger (Grupo C): O Niger é definitivamente a pior equipa deste grupo. Sem grandes destaques, o Niger segue o tónico “a união faz a força”. Uma seleção que vai precisar de sorte se quer fazer algo de importante nesta prova.
Marrocos (Grupo C): A equipa favorita a vencer o Grupo C e uma das candidatas a vencer o CAN. Campeões em 1976, os marroquinos querem agora reeditar o feito, com Marouane Chamakh, do Arsenal, a ser o alvo principal das atenções.
Tunísia (Grupo C): Embora não tenha a mesma qualidade dos Marrocos, a Tunísia também sabe jogar bom futebol. Com vários jogadores experientes a jogar na Europa, os tunisinos quererão obter, no mínimo, a qualificação para os quartos-de-final, ficando depois à espreita. Jemâa, do Auxerre, é uma das estrelas.
Gana (Grupo D): O Gana tem no registo quatro Campeonatos Africanos das nações, porém não ganha nenhum há 30 anos. Uma das seleções mais fortes da competição, o Gana apoia-se numa equipa acima da média. Os irmão Ayew e Asamoah Gyan são jogadores a ter em conta.
Mali (Grupo D): A equipa do vimaranense, N’Diaye, é, a par do Gana, a principal favorita, do grupo D, a rumar aos “quartos” da prova. Com uma seleção muito forte, Alain Giresse pode contar com o “blaugrana” Seydou Keita, que promete ser uma das referências do CAN 2012.
Botswana (Grupo D): O Botswana não é um país que tenha história no futebol. Com pequenas, ou nulas, aspirações em chegar aos quartos-de-final, o Botswana já ficarias contente de pontuasse nesta prova. Esta seleção prima por ser uma seleção sem estrelas e sem prodígios individuais.
Guiné (Grupo D): A única equipa, no grupo D, que poderá fazer frente ao Mali e ao Gana. Com uma equipa experiente, a possibilidade de atingir a fase seguinte do CAN não está posta de parte.

Jogadores a ter em conta:
André e Jordan Ayew: André Ayew é um extremo rapidíssimo, com dotes individuais fantásticos e uma das referências do Gana. Jordan Ayew, tal como o seu irmão, representa o Marselha. Em bora não seja tão evoluído tecnicamente como André, também tem pinta de craque.
Moussa Sow: O senegalês é um dos destaques da sua seleção. Dianteiro de grande nível, Sow, atualmente no Lille, espera agora granjear algum sucesso internacional. Fez recentemente 26 anos.
Demba Ba: O avançado do Newcastle de 26 anos é um dos jogadores em foco desta edição da Premier League. Depois do sucesso nos “magpies”, tenta agora dar uma ajuda ao Senegal e, porque não, ganhar o CAN.
Chermiti: O atacante do Zurique poderá ser um dos destaques da Tunísia. Bons pormenores técnicos e promessas de golos. Tem 24 anos e é indiscutível no seu clube, o Zurique.
Benatia: Defesa com grande reputação nos Marrocos. Uma das coqueluches da Udinese, promete ajudar a sua seleção a manter a coesão defensiva.
Taarabt: Tecnicamente, é o melhor marroquino. O jogador do Queens Park Rangers será, seguramente, um dos destaques deste CAN.
Darragi: Médio criativo tunisino de grande qualidade, Darragi alia qualidade de passe e técnica avultada. Com 24 anos, já interessou ao Braga.
Bakary Koné: O defesa da Burkina Faso apresenta uma compleição física assinalável. O jogador de 23 nos do Lyon é um dos talentos emergentes da Burkina Faso, e um jogador a seguir.
Opare: O lateral do Gana, atualmente no Standard Liége, é uma das promessas africana. Qualidades defensivas e ofensivas, são os cartões de visita de um grande jogador.
Muntari: O médio ganês do Inter , é um dos melhores, na sua posição, na competição. Remate forte e passe preciso, são os aliados de luxo de um jogador que precisa de mais utilização para evoluir ainda mais.
Mamadou Bah: Médio guineense do Estugarda, Bah, é um dos jogadores em foco da Guiné. Boa qualidade de passe e técnica apurada. Com força suficiente e ainda novo (23 anos), pode crescer muito mais.

Fernando Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.