terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Arthur Friedenreich

Nascer em 1889, não é bom presságio para realizar uma carreira histórica, nascer no Brasil só dificulta ainda mais. Arthur Friedenreich conseguiu singrar, como avançado e segundo avançado, embora em constante mudança representando durante a sua carreira, cerca de 20 clubes.

Dez golos em 21 jogos pela seleção brasileira parece pouco, mas tendo em conta o que lhe sucedeu, nem é um registo mau de todo. Sendo paulista, foi preterido do Mundial de 1930, não tendo assim sido reconhecido pelo Mundo fora, jogou no entanto na Copa América de 1919, onde foi o melhor marcador e jogador. De "Fried", não há muito mais a dizer, pouca gente o viu jogar, de maneira que é difícil saber algo mais deste descendente de alemães, de qualquer forma, "El Tigre", é considerado, o primeiro grande jogador do país que mais vive intensamente o futebol no Mundo, foi o primeiro de uma longa linhagem de craques que falam português, isto diz tudo, de uma pessoa muito particular e solidária.

Nota Final: 15/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.