domingo, 20 de novembro de 2011

Lendas e Glórias: Bobby Charlton

Sir Robert Charlton foi claramente o melhor jogador inglês de todos os tempos, atuando como segundo avançado. Destacava-se pela velocidade, visão de jogo e pelo remate forte e colocado, além do fair play que o levou a ser condecorado com o título de "Sir" pela Rainha inglesa.

Formado nas camadas jovens do Manchester United (que na altura era uma equipa mediana e que se revolucionou com o próprio Charlton), estreou-se pelos seniores apenas em 1954 com 16 anos, fazendo parte dos famosos Busby Babes. Passados 4 anos, em pleno fevereiro de 1958, já como uma das maiores estrelas dos Red Evils, viveu o momento mais marcante da sua carreira. Após um empate a três bolas com o Estrela Vermelha, o avião que visava levar a equipa do United de regresso a Inglaterra, fez uma escala em Munique. Na descolagem, uma falha dos motores fez com que a aeronave se despenhasse ainda perto do aeroporto, criando assim um dos maiores desastres da história do desporto. Morreram 8 jogadores do United, entre eles Tommy Taylor que, com 26 anos, era uma das referências da época. Bobby Charlton ficou gravemente ferido, mas recuperou a tempo de ser convocado para o Mundial de 1958, onde não jogou.

Depois do acidente de Munique, Bobby Charlton estava decidido a tornar-se importante no mundo futebolístico. No Mundial de 1962 já era a principal estrela de Inglaterra, mas a sua seleção não foi muito longe. Foi ele o principal arquiteto do que o Manchester United é hoje, levando a equipa "às costas" nas Ligas Inglesas de 1965 e 1967, que os Red Evils venceram. Destaque para o facto de ter sido ele a apelidar o estádio de Old Trafford de "Teatro dos Sonhos".

Formava na altura o The United Trinity, juntamente com Denis Law e George Best. Este trio de ataque era o mais temido da altura e manteve-se no Mundial de 1966, onde a Inglaterra foi anfitriã e vencedora, derrotando Portugal nas semifinais e a Alemanha na derradeira final. Nesse ano, recebeu a sua primeira e única Bola de Ouro (pelo que fez na sua carreira, merecia muitas mais). Em 1968, venceu a Taça dos Campeões Europeus após uma final frenética contra o Benfica. Atingiu o auge da carreira e começou a cair de produção, culminando na saída de Busby do comando do United em 1971. Mesmo assim, fez o Mundial de 1970 com 33 anos, onde não jogou tão bem quanto o habitual. Saiu em 1973 do United, onde fez 758 jogos oficiais e marcou 249 golos. Acabou a carreira nos modestos Preston North End e Waterford United. Ainda hoje é o maior goleador da seleção inglesa com 49 golos em 106 jogos...

Nota Final: 19/20

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.