quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Futebol: De 1990 aos tempos modernos (Parte 6)

A década de 1990 foi de surpresas, desde logo no Mundial desse ano, a Argentina foi vencendo os seus adversários com brilho e chegou á final sem grandes dificuldades, em solo italiano, o "país das pampas" foi derrotado pela RFA, com um golo de penalti, já perto do fim. Em 1994, novo Campeonato FIFA, realizado nos Estados Unidos, foi um sucesso. O Brasil ganharia-o, ao bater a Itália na final, com Taffarel, Romário e Dunga a serem preponderantes. Quatro anos volvidos a França recebe e vence o mundial, com Zidane a comandar os "gauleses" ao primeiro super-sucesso. Na viragem do século ocorre novo Mundial, na Coreia do Sul e no Japão, foi o Brasil a voltar a triunfar num Campeonato do Mundo. Em 2006, a Itália conquista o seu 4º Mundial, derrotando a França na final. O último Mundial desta saga ocorreu pela primeira vez na África, na África do Sul, a Espanha garantiu o seu primeiro Mundial, batendo na final a Holanda.

Relativamente a Europeus, em 1992 a Dinamarca iluminou-se e venceu este Europeu. Quatro anos depois esteve perto de ocorrer nova surpresa, a República Checa chegou à final, mas perdeu-a para a Alemanha. 2000, ano de França que venceu o Europeu de Bélgica e da Holanda, Portugal quedou-se em 3º/4º lugar. Em 2004, Portugal realizou o melhor Europeu da sua gloriosa história, a jogar em em casa, os portugueses apenas cairiam perante a Grécia. O último Europeu desta saga sucedeu-se em 2008, com vitória para a Espanha.

A nível doméstico, as equipas mais destacadas nestes 20 anos foram: Real Madrid e Barcelona (Espanha), Manchester United e Arsenal/Chelsea (Inglaterra), Bayern de Munique e Dortmund (Alemanha), Lyon e Marselha (França) e Juventus e Inter de Milão (Itália).

Em relação à Liga dos Campeões, existiram várias surpresas, realçando as vitórias de Estrela Vermelha (1990/91), Marselha (1992/93), Ajax (1994/95), Dortmund (1996/97) e FC Porto (2003/04). Barcelona (3 ocasiões), AC Milan (3), Real Madrid (2), Manchester United (2), Juventus, Bayern de Munique e Inter de Milão, também festejaram a maior conquista que um clube pode obter.

No panorama nacional, o FC Porto dominou claramente conquistando uma hegemonia de certa forma surpreendente.

Fernando Machado

Ps: Veja os outros artigos da "saga" no separador 'Opinião'.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Colabore connosco comentando e aumentando, assim, a diversidade de opiniões no nosso blogue. Não ativámos a moderação de comentários, porém, não ultrapasse os limites - comentários abusivos serão eliminados.